·

Conheça os segredos do Gerenciamento de Crise

Em algum momento da vida todos vão precisar gerenciar uma crise. Seja ela pessoal ou profissional, o melhor é não estar nela, e para isso, o gerenciamento pré-crise é muito importante, ou seja, evitar a crise é possível, através de estratégia. Falando especificamente de empresas, de acordo com pesquisas, mais de 90% das crises têm como causa um problema interno, então, é ainda mais fácil evitar, utilizado o gerenciamento pré-crise.


Ter organização dos setores, domínio das ações, consciência de possíveis problemas e chefias de confiança são os primeiros passos. Muitos problemas ocorrem quando se tenta esconder um problema achando que vai se reverter a situação, mas quando isso não ocorre, o resultado é uma crise. Entender quais os setores que podem ter problemas, monitorar e fazer as alterações necessárias pode ser uma boa alternativa para evitar uma crise. Bom, mas se não foi possível evitar, aí é preciso gerenciar essa crise o quanto antes. 


Quando um problema acontece na empresa e esta não tem profissional habilitado para a gerência especializada, é preciso ter alguns cuidados. Agir rapidamente, reunir direção e principais envolvidos na situação para saber o que aconteceu. Após isso, de forma muito rápida e estratégica ter um representante para ser o porta voz. O público interno deve sempre ser o primeiro a saber o que está acontecendo para evitar ainda mais ruídos. 


Outro segredo de um bom gerenciamento de crise é nunca mentir. A verdade precisa ser dita, assim como a solução para o problema. E em função disso, muitas empresas têm que cortar responsáveis e se posicionar quanto as mudanças de ações a partir daquele erro. Para o gerenciamento de crise é preciso ter muita clareza sobre o que realmente aconteceu, e o porquê. Para a partir disso, tomar as decisões corretas e o mais rápido possível. A verdade, a racionalidade e a agilidade são o segredo do gerenciamento de crise. Nesse momento, não se pode agir com emoção, o ato de gerenciar uma crise deve ser racional e estratégico e a resposta tem que ser rápida e certeira.


Uma crise mal gerenciada pode refletir em prejuízo financeiro, e o pior, causar danos para a marca. Acredita-se que uma empresa leve de 5 a 8 anos para reverter sua imagem e reputação. Vários exemplos de gerenciamento de crise mal resolvidos foram por demora ou mentira na resposta. Então, a gerencia nesse momento é fundamental.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira os

Últimos artigos